Coronavírus: Mais de 240 testes são realizados na primeira etapa do Inquérito Sorológico de Guarapari

22 de maio de 2020

Terminou na última semana o primeiro ciclo do Inquérito Sorológico, em Guarapari. O inquérito é uma pesquisa que consiste em testar uma amostra da população que seja representativa do todo, para auxiliar o município e o Estado a traçarem estratégias para o combate da pandemia e, assim, fortalecer as nossas ações e programas de prevenção.

Entre os dias 13 a 15 de maio, as equipes de saúde do município visitaram várias casas e, em cada uma delas, um dos moradores era sorteado para fazer o teste.

Os bairros contemplados para o estudo foram Camurugi, Muquiçaba, Perocão, Santa Mônica, São Gabriel e São Judas Tadeu. O bairro Praia do Morro, sorteado inicialmente pelo Governo do Estado, acabou sendo substituído, devido à dificuldade que os agentes encontraram em realizar os testes. “ As equipes encontram dificuldade, principalmente, por muitas casas serem de veraneio, prédios com poucos condôminos e por rejeição dos moradores”, explico a secretária de saúde, Alessandra Albani.

Dos 243 testes realizados, apenas um testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19).

Guarapari ainda participará da terceira etapa do inquérito sorológico, que deve acontecer entre os dias 8 e 10 de junho.