População do ES começa a ser testada para covid-19

11 de maio de 2020

A Secretaria da Saúde (Sesa) vai realizar a primeira fase do “Inquérito Sorológico” – uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19), do 13 a 15 de maio.

Nestes três dias, 146 equipes com três pesquisadores visitarão residências em 19 municípios capixabas – em áreas conhecidas como setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A meta da Sesa é de que 5.800 pessoas participem da pesquisa nessa primeira etapa. Os municípios participantes serão: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

De acordo com o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o inquérito vai permitir que o Governo possa obter uma fotografia da situação epidemiológica no Espírito Santo. “Nos dará a oportunidade de identificar quem já possui anticorpos para a doença.

O participante responderá uma pesquisa e será coletado duas gotas de sangue para um teste rápido que fornecerá o resultado entre 10 a 15 minutos. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou ainda não entrou em contato com o coronavírus”, explicou.

Com informações do Aqui Notícias.